sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Despromoção de dinaussauro causa actualização em reforma

Crocodilo 'despromovido' do estatuto de fóssil vivo...

Numa descoberta de há dez anos, em Madagáscar, encontrou-se um fóssil de um animal pré-históricos - o Simosuchus clarki - contemporâneo dos últimos dinossauros, há 66 milhões de anos. O estranho formato deste fóssil, desencadeou, pelos vistos, uma onda de estudos e que levaram à despromoção dos crocodilos da condição de fósseis vivos.

Logo em 2000, os paleontólogos conseguiram verificar que este Simosuchus clarki tinha um focinho curto e nariz arrebitado, dentes pouco aguçados e um corpo bojudo. Tudo ao contrário do que vemos hoje num crocodilo.

Ao longo da última década, foi possível reconstituir quase completamente o esqueleto do Simosuchus. E outras expedições na Tanzânia levaram à descoberta, já este ano, de um outro crocodilo pequenino, cujos dentes se assemelham aos de um mamífero.

O estudo detalhado do Simosuchus mostrou agora que ele não poderia ter sido um predador veloz na água, como os seus actuais descendentes. Em vez disso, aquela espécie há muito extinta terá vivido em terra, e era herbívoro, segundo explicaram os investigadores à BBC News.

Bom, este estudo irá ser alargado para além do reino animal... Os próximos cobaias serão Mários Soares e Manoel de Oliveira...

Se calhar com esta despromoção, as reformas irão ser actualizadas não? Ou seja, se são despromovidos ganham menos... não será assim?

Não sei, mas tenho a certeza de uma coisa... se os estudos continuarem, ainda chegam à conclusão e tendo em conta o futebol apresentado pelo clube de Alvalade, que os lagartos são mesmo fósseis...

Porém quero apenas salientar a diferença entre o Simosuchus e estes dois senhores... além da evidência clara de que o fóssil era herbívoro, ao menos ainda tem dentes próprios..

1 comentário: